A prata e o ouro são os principais materiais para a produção das nossas joias. Variam entre prata 925 e 950 e ouro 18k ou ouro 750.

Qual a diferença entre a prata 925 e 950? A mistura da prata pura em 92,5% e 7,5% de outros metais como latão ou cobre fazem com que a prata 925 seja criada, e 95% de prata pura e 5% de outros metais tornam-se a prata 950.

Qual a diferença entre o ouro 18k e o ouro 750? Os dois são a mesma coisa, porém em alguns lugares o ouro 18k é chamado de ouro 750 (principalmente na Europa). O ouro 18k possui 75% de ouro puro e 25% de outros metais como prata e cobre. 

Ou seja, apesar de serem joias com materiais nobres que não deterioram com o tempo, elas precisam sim de cuidados especiais para uma joia com o aspecto de nova.

A prata e o ouro, com o decorrer do tempo, poderá escurecer por diversos fatores tais como mal uso, contato com produtos químicos, ou até mesmo suor corporal. Por ser um metal, o escurecimento da peça acaba sendo natural, mas para que isso não aconteça e para que sua peça dure muito mais tempo, alguns cuidados são necessários.

– Evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.

– Evite utilizar suas joias em ambientes quentes e úmidos, onde você possa suar ou entrar no mar/piscina. Isso agiliza o processo de oxidação da joia.

Caso você note que a sua peça está escurecendo além do normal, aqui vai algumas dicas:

– Use um flanela mágica: a flanela mágica consiste em um pano com uma substância química que realça o brilho das peças, todos ganham na primeira compra.

– Bicarbonato de Sódio com água quente ou detergente de coco com água quente: este produtinho você encontra no mercado com o preço super acessível. MAS CUIDADO, limpe com algo macio e seque muito bem, pois o atrito poderá deixar sua peça fosca, sem brilho, e arranhada.

– Pasta de dente: novamente outro produto que você tem em casa, super fácil e prático para deixar sua peça novinha em folha. 

Cuide de sua joia, guarde com carinho!